segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Correia Dentada - Quando trocar ?

Assim como as pastilhas de freio, amortecedores e outros, as correias (dentada e poli-v), utilizadas no motor, sofrem desgastes precisam ser substituídas. Isto deve ocorrer antes que se rompam e comprometam o bom funcionamento do motor.

Normalmente a troca da correia dentada deve ocorrer aos 50.000km. Mas hoje em dia, os veículos modernos estão trocando com 60.000km e alguns importados com 80.000km. Cada montadora define, no manual do proprietário, quando a troca da correia deverá ocorrer preventivamente. O tempo da troca deve ser obedecido fielmente segundo o manual do proprietário. Caso a correia dentada venha se romper o motor terá suas válvulas empenadas devido ao choque com o pistão (falta de sincronismo).

Além do empenamento das válvulas. outras quebras poderão ocorrer no motor, sem mencionar o prejuízo que o proprietário do veículo terá.
É muito importante também, sempre que se efetuar a troca da correia dentada, substituir o tensionador da correia.

Os motores modernos trabalham com temperaturas cada vez mais altas, devido as maiores taxas de compressão. Este aquecimento provoca um desgaste mais rápido nos componentes do motor e nas correias. As correias por serem de borracha são os itens mais afetados. Com o objetivo de prolongar a vida útil da correia dentada, os fabricantes adicionaram a sua composição uma matéria prima mais resistente á temperatura. Trata-se de uma borracha sintética especial com um elastômero de última geração denominada de HNBR.
Normalmente na correia dentada a letra H indica a presença da borracha HNBR.
Onde:
281 = inúmero de dentes
S= Perfil do dente
P300 = a sua largura 1/10 mm
H = indicação de HNBR

Portanto é muito importante trocar a correia dentada e o seu tensionador, pois a manutenção preventiva é muito mais barata do que a manutenção corretiva (quando quebra). Para se ter uma idéia o valor de uma correia com o seu tensionador (trocados) variam de R$300,00 á R$ 900,00 reais. Já quando uma correia dentada se rompe o prejuízo supera os R$2.500,00 reais.

A troca da correia dentada deixou de ser uma manuteção fácil. Hoje em dia os motores modernos exigem um profissional cada vez mais bem preparado, além disso, há necessidade de se utilizar ferramentas especiais.

O reparador (mecânico) precisa estar sempre atualizado através de cursos, pois cada veículo exige uma técnica e um procedimento para troca da correia ser efetuada corretamente. Para se ter uma idéia, se durante a troca da correia o posicionamento e o sincronismo estiverem fora do padrão original, o motor travará devido ao empenamento das válvulas.

As ferramentas utilizadas para trocar da correia dentada são: gabaritos para enquadrar o motor, relógio comparador, torquímetro e outras ferramentas básicas.

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