quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Conheça um motor - BLOCO

BLOCO DO MOTOR: Componentes que abrigam em seu interior o virabrequim, bielas e pistões. Na prática, é a “estrutura de suporte” do motor, na qual ficam os suportes da sede de casquilhos e também os cilindros. É constituído pôr ferro-gusa fundido ou pôr liga de alumínio, e apresenta uma série de ranhuras de reforço nos pontos mais críticos. Normalmente, o bloco de um motor é fechado por cima pelo cabeçote e por baixo pelo cárter.

BLOCO DE MOTOR ENCAMISADO: Em inglês, são chamados open-deck. Trata-se dos blocos de motores com cilindros não incorporados (normalmente as camisas são cravadas nos blocos), nos quais a parte superior é formada somente pelas paredes laterais, assumindo a forma de uma verdadeira caixa. Em seu interior são colocadas as camisas, geralmente do tipo posicionada a úmida e com borda inferior de apoio. São separadas das paredes laterais por meio de passagens, para circulação do líquido de arrefecimento. Evidentemente esse tipo de bloco precisa de um plano superior de apoio para o cabeçote, que se apóia diretamente nas paredes laterais. Esse tipo de bloco permite somente a troca das camisas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário